quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Sociedade

A sociedade está inundade pela hipocrisia, que cada vez mais afoga suas vítimas, desenfreadamente. Ou talvez seja transmitida hereditariamente, ou contagiosa pelo ar. O que acontece hoje em dia é que a sociedade impõe certas crenças, enganando completamente os que dela fazem parte. A mídia, as próprias pessoas, revistas, jornais, são um bando de mascarados, tentando disfarçar o que realmente sentem, esperam, pensam... Há quem diga que os políticos são, somente, este reflexo da sociedade.

Na televisão só existe pessoas lindas, casamentos perfeitos, amor incondicional. Nos jornais só tragédia. Na rua, pessoas querendo ser melhores que as outras, se mostrando superiores, querendo aparecer de alguma forma e fazendo propaganda do quanto beberam e fumaram no dia anterior... Esse baile de máscaras já me cansou, assim como deve (ou deveria) ter fatigado muitas pessoas e levado outras ao êxtase.

Seria tão bom se vivessemos nossas vidas sem essas máscaras. Tudo seria mais simples, mais humano... Não teriam inventado o "dinheiro", que hoje, parece ser o mais importante na vida de uma pessoa (curiosamente ou não imposto pela sociedade). Pobreza só teria um significado no dicionário, assim como a desconfiança... Não iríamos pra balada só porque seu amigo foi na semana passada e pegou várias mulheres, e sim porque realmente queria, de fato, estar lá. Ou pegar o cara mais gato da festa só pra fazer inveja para as amigas. Puta propaganda enganosa...

Nesta m**** de sociedade, tenho orgulho de ser como eu sou, sem máscara; de dizer que ainda acredito nas pessoas, apesar de tudo ao meu redor me provar o contrário; de agir racionalmente ou emocionalmente quando cabível; de errar constantemente e aprender com isso, afinal no erro ou no acerto sempre tiramos boas lições. A sociedade não me controla, mas não posso esconder que não consigo resistir a algumas tentações. Não faço o que faço por prezar uma imagem diante alguém, faço o que acho certo sob minha concepção, não sob a sua.

Este meio onde vivemos só me enoja cada vez mais, cada dia que passa, cada pessoa que eu observo, salvo as excessões, que por incrível que pareça, são pouquíssimas! E se você acha que não faz parte de tudo isso, pense duas ou dezessete vezes, pois sempre estará dentro dessa lama. O que te diferencia é sua essência e o modo como age diante de uma situação fácil ou difícil, pois isso só reflete o que passa dentro da sua cabeça. Pense nisso...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Poeta, a Vida e a Filosofia do Sachê de Açúcar

Como disse o “poeta”: nós, seres humanos, não somos absolutos, nascemos sozinhos e morreremos sozinhos, essa é a lei da vida! E o que levamos dela? Levamos nossas lembranças de uma vida vivida intensamente, o conhecimento, o aprendizado... ou não levamos nada, depende de quem estamos falando... O mais importante é termos vencido essa batalha, sozinhos ou não, e de forma justa e correta, sem prejudicar o próximo, com boa índole! Atingir o nirvana é para poucos. Contudo, lembrem-se, tudo que é material não carregamos conosco, por isso não faça como a maioria, não dê tanto valor a elas.

Viva intensamente e espero que seja eterno enquanto dure. Já dizia a filosofia do sachê de açúcar: viva mais, dê mais risadas, invente menos problemas, beije mais, se decepcione mais, chore mais, se iluda muitas vezes, se encoraje mais, ame várias vezes, mesmo que seja a mesma(o) mulher(homem), abrace mais amigos, afinal nada como uma boa amizade pra nos curar da ressaca pós-relacionamento. Só você sabe o que passa dentro do seu coração, logo só você é capaz de enxergá-lo e entendê-lo! Ou não faça nada disso, você é quem decide o que fazer da sua vida.

O importante é fazer valer a pena! Você tem o que merece ter, se você lutou pra ter algo, esse algo terá você, pois nada cai do céu sem você batalhar. Nenhum obstáculo aparece pra te derrubar, e sim lhe agregar mais conhecimento para que o próximo venha. A vida dá a cada um o obstáculo que é capaz de ultrapassar, então o quão maior ele for, contente-se, pois sua capacidade é proporcional a ele. Então, arrisque! Além do mais quem petisca é a galinha...

Nessa vida você pode encontrar pessoas que são dignas de sua amizade e seu amor, assim como as que não são. Há pessoas que não dão a mínima pra você, mesmo não te conhecendo, assim como há pessoas que se preocupam em lhe conhecer primeiro, e, essas sim, jamais se arrependem em ter dado essa chance. A sorte de encontrá-las não é sua, e sim delas por ter te encontrado. Quem quiser permanecer na sua vida, vai encontrar uma maneira, mesmo que a própria vida insista em separar vocês.

Na realidade, tudo tem um propósito, nada é em vão. Tenha em mente que só você pode buscar sua felicidade.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como um camaleão

Eu posso ser seu namorado, seu esposo ou seu amante, também posso ser seu ator principal ou até o coadjuvante. Posso ser aquele que te faz feliz ou te faz triste, depende do contexto.

Posso ser aquele que faz você esquecer outros amores e nada impede que você também me esqueça. Posso curar-te de todos os teus ferimentos, mas não sou imune a eles. Posso, também, fazer você voar tão alto ao ponto de lhe faltar fôlego.

Sou um camaleão, que se adapta em qualquer ambiente. Adaptar não quer dizer adquirir, não tomo posse, apenas amo para ser amado. Posso me camuflar diante dos outros de forma que só você possa me enxergar. Isso não quer dizer que eu não possa me camuflar de você.

Posso ser tudo o que você sempre sonhou, mas tome cuidado pra não tornar um pesadelo. Posso te fazer a pessoa mais feliz do mundo, só não me cobre daquilo que desconheço, afinal, eu não tenho uma bola de cristal.

Sou o que sou e ninguém pode me mudar, a não ser eu mesmo. Quem dita as regras é meu estado de espírito, hoje pode estar em alta, amanhã em baixa, mas nunca deixarei de ser eu mesmo.

Posso ser tudo e posso não ser nada ao mesmo tempo. Tudo isso depende só de você! Se a intenção for amar, mesmo que seja só por um instante, eu sou tudo, mas se pensas o contrário, eu estarei camuflado de você, como um camaleão se protege na selva.

Posso amar-te, posso odiar-te, posso ser seu conselheiro e até seu companheiro. Tudo posso “naquele” que me fortalece, e essa fortaleza é você. Só não espere muito de mim, pois quem espera demais dos outros, na maioria das vezes, leva o tombo maior do que a própria perna...

Posso... Posso... Posso.... Tudo isso só faz os pistões trabalharem e os tanques se encherem de combustíveis, mas falta um pequeno detalhe: A chave! A chave é fundamental para entrarmos no carro e ligá-lo, assim como a uso para entrar em seu coração e dar partida na nossa felicidade, basta você me deixar entrar.

domingo, 1 de maio de 2011

Os dois lados da moeda

Muitas vezes nos confrontamos uns com os outros em disputa da razão (ou satisfação própria), que, no fim das contas, não chegará a um consenso e muito menos o contentamento de ambas as partes, provendo muitas discusões, brigas, desavenças... Por isso, devemos ter em mente que uma pessoa nunca pensa da mesma maneira que a outra, isto é, o que é bom pra alguns, pode ser ruim para outros, e vice-versa.

Ao colidirmos essas idéias criamos algo ruim dentro de nós mesmos, pois nos esquecemos do objetivo principal: O bem nosso estar. Por isso utilizamos a nossa ética em prol da moralidade! Cada um de nós temos um pouco a contribuir, sempre podemos ceder algo para receber outro algo em troca. Claro que nunca devemos tomar uma ação com essa intenção, e sim para ficarmos bem com nós mesmos. Já os benefícios que os acompanham são somente consequência.

No começo não é muito fácil, mas com o passar do tempo nos acostumamos até virar uma ação rotineira, onde não mais sentimos os efeitos colaterais, somente os benefícios que tais atitudes nos fazem. O difícil é começar. O resto? Bom... o resto é resto.

O quão bem essas atitudes mútuas nos fazem... Um relacionamento, seja amizade, namoro, casamento, etc,  pode mudar da água pro vinho em questão de pouco tempo, mas, um dos fatores mais importantes é a paciência. Você não terá benefícios instantaneamente às suas atitudes, e também não reclame se elas não vierem, pois o mais importante é o bem estar pessoal, sentir-se bem consigo mesmo e a consciência de dever cumprido.

Por isso, na minha opinião, devemos fazer nossa parte que os benefícios trazidos são consequência. Sempre respeitar a opinião dos outros de uma maneira construtiva para o benefício próprio e manter-se bem consigo mesmo.

domingo, 24 de abril de 2011

As mil faces do sorriso

Um sorriso alegre, uma gargalhada, ou aquela risadinha sem graça pode ser apenas uma expressão facial, mas, na realidade, está além do visual.

Comecemos a falar sobre aquela famosa “risadinha sem graça”, que sempre segue uma situação de constrangimento ou desconforto, isto é, está ligado a algo desagradável. Não temos muito que falar, já que não nos convém enfatizar algo considerado ruim.

A gargalhada espontânea eleva ao ápice o sentido de alegria, mesmo que momentânea, espantando o fantasma da tristeza que nos ronda sem que ele perceba. Esta é aquela explosão de felicidade, que faz nos sentirmos bem por um curto período de tempo, mas a fonte, infelizmente, se esgota muito rápido.

Bom mesmo é o sorriso alegre, que sempre chega com aquela pessoa bem quista por nós. Com palavras lindas e bem colocadas ou apenas com um bom gesto, percebemos que, direta ou indiretamente, fazemos a diferença na vida daquela pessoa. E essa é a essência da nossa vida, pois não construímos nada sozinhos, seja uma casa, um emprego, um sonho...

São essas pessoas que alegram nosso dia e plantam sementes em nossos corações que irão nascer e crescer até que alguém as pode ou até que apodreçam... É, apodreçam! Mas nos damos conta de que sempre haverá sementes a serem plantadas, umas com maior custo, outras com menor, outras ainda que aguardarão certo tempo para serem plantadas... E isso não importa, pois se não agüentarem mais esperar, outras vem e as substituem.

Apesar das diferentes faces do sorriso, o importante mesmo é levar a vida com alegria. Independente da situação, simplesmente sorriam! Isso sim pode fazer a diferença que, por ventura, atrairão as "sementes da vida"!