Um sorriso alegre, uma gargalhada, ou aquela risadinha sem graça pode ser apenas uma expressão facial, mas, na realidade, está além do visual.
Comecemos a falar sobre aquela famosa “risadinha sem graça”, que sempre segue uma situação de constrangimento ou desconforto, isto é, está ligado a algo desagradável. Não temos muito que falar, já que não nos convém enfatizar algo considerado ruim.
A gargalhada espontânea eleva ao ápice o sentido de alegria, mesmo que momentânea, espantando o fantasma da tristeza que nos ronda sem que ele perceba. Esta é aquela explosão de felicidade, que faz nos sentirmos bem por um curto período de tempo, mas a fonte, infelizmente, se esgota muito rápido.
Bom mesmo é o sorriso alegre, que sempre chega com aquela pessoa bem quista por nós. Com palavras lindas e bem colocadas ou apenas com um bom gesto, percebemos que, direta ou indiretamente, fazemos a diferença na vida daquela pessoa. E essa é a essência da nossa vida, pois não construímos nada sozinhos, seja uma casa, um emprego, um sonho...
São essas pessoas que alegram nosso dia e plantam sementes em nossos corações que irão nascer e crescer até que alguém as pode ou até que apodreçam... É, apodreçam! Mas nos damos conta de que sempre haverá sementes a serem plantadas, umas com maior custo, outras com menor, outras ainda que aguardarão certo tempo para serem plantadas... E isso não importa, pois se não agüentarem mais esperar, outras vem e as substituem.
Apesar das diferentes faces do sorriso, o importante mesmo é levar a vida com alegria. Independente da situação, simplesmente sorriam! Isso sim pode fazer a diferença que, por ventura, atrairão as "sementes da vida"!